segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desvendando nossa mesa!

   Datas comemorativas (olha o dia das mães aêê!!) são sempre ótimas oportunidades que encontramos para realizar jantares em casa. Muitas vezes nem precisamos de alguma data em especial, reunir amigos já é um bom motivo.  Porém, na hora de arruma a mesa, muitas dúvidas surgem com relação àqueles milhares de talheres e taças, para que serve cada um, onde colocar... enfim, é uma confusão só!
  Foi pensando nisso, para facilitar a vida de vocês, queridas leitoras, que o blog resolveu ajudá-las nessa missão quase impossível!
 Que tal aprender para que serve e como usar cada item da mesa? Vamos lá?
 - Toalha de mesa ou jogo americano: Ambos servem para evitar o contato direto do prato com a mesa, fazendo assim com que não caiam sujeirinhas ou sobras de comida que possam deixar a mesma suja.
Toalha de mesa

Jogos americanos diversos
OBS.: NUNCA use os dois juntos ao mesmo tempo, é informação demais pra sua mesa! Ou a toalha, ou o jogo americano!

- Sous-plat: palavra francesa que significa 'sob o prato'. Pronuncia-se 'suplá'.  É um prato maior do que o de jantar e tem a função de preencher o espaço vazio entre a apresentação dos pratos. Serve também como base para um prato mais fundo,ou algum recipiente com alimento líquido.
Sous-plat variados

- Guardanapos: Eventos um pouco mais formais sempre pedem um guardanapo de tecido. Podem ser encontrados de várias cores e/ou estampas.
Guardanapos em diferentes cores e estampas
DICA: O guardanapo, na arrumação da mesa, pode ser colocado tanto em cima do prato, quanto do lado esquerdo, depois dos talheres.

- Porta-guardanapo: Mais utilizados em guardanapos de tecido, eles dão um charme a mais na sua mesa. Podem ser encontrados nos mais diversos materiais e formatos.
Porta-guardanapos nos mais diversos materiais
- Taças: Ao dar um jantar um pouco mais sofisticado, seja pra receber amigos ou um motivo mais formal, você deve utilizar taças, cada uma para receber a bebida que lhe compete.
Exemplo de taças
DICA: A taça maior é utilizada para a água, a taça média para o vinho tinto e a menor para vinho branco. A taça de champanhe tem um formato diferenciado.

- Talheres: Cada talher tem a sua função, e deve ser utilizado na mesma ordem que o alimento ao qual se refere.
Talheres
1- Colher de sopa;
2- Colher de sobremesa;
3- Garfo de mesa
4- Garfo de sobremesa;
5- Garfo de peixe;
6- Faca de mesa
7- Faca de sobremesa;
8- faca de peixe.

  Gente, acabamos de conhecer cada item que vai compor nossa mesa de jantar para aquele jantarzinho especial que estamos loucas pra preparar.
 Nosso próximo passo " em busca da mesa perfeita", será aprender como colocar tudo isso à mesa harmonicamente, seguindo a posição certa de cada um desses objetos e ver exemplos de algumas mesas já postas (Mas isso são cenas pros próximos capítulos rsrsrs AGUARDEM!!!).
  Por isso peguem a caneta e o papel, comecem a anotar tuuudo ( Pra depois colocar em prática o que aprenderam aqui), porque vem mais dicas precisosas por aí. Vocês vão perder? Não né? Então fiquem ligadas no nosso atelier!


P.S.: As fotos da toalha de mesa, dos jogos americanos, sous-plat, guardanapos e porta-guardanapos são todas de produtos da loja GALERIA CAMA, MESA E BANHO.

2 comentários: