sexta-feira, 29 de abril de 2011

VAMOS VIAJAR?

   O VAMOS VIAJAR de hoje é um pouco diferente. Pedimos à uma leitora do blog que nos falasse um pouco sobre um destino especial, alguma viagem que ela tenha feito que tenha lhe chamado mais a atenção.
   A nossa querida leitora, que gentilmente topou participar, é a médica Camila Menezes, e o lugar escolhido por ela pra nos levar nessa viagem foi o CAMBOJA! E aí, vamos viajar?

    O camboja é um exótico país localizado no Sudeste Asiático. Seu nome oficial é Reino do Camboja, já que o país ainda adota o sistema da Monarquia. Sua Capital, e a maior cidade do país,  é Phnom Penh, mas é a província de Siem Reap que atrai os olhares dos turistas de todo o mundo.  Siem reap é uma cidade pobre em termos financeiros, mas rica culturalmente.
   É impossível não chegar à cidade de Siem Reap  - pelo seu pequeno aeroporto - e não se chocar com o contraste entre Resorts Luxuosos e a população humilde, que apesar disso, é de uma hospitalidade ímpar. Basta dizer que, no Hotel que ficamos hospedados, recebíamos bombons e uma fábula cambojana para lermos antes de dormir toda noite. Isso é que é atenção!
   Nos arredores da cidade de Seam Reap é que começa o mergulho nessa cultura tão fascinante. É lá que, há mais de mil anos, o império Khmer ergueu seu rico reino e os templos de Angkor que ainda intrigam, chocam e nos encantam. São classificados como património mundial da humanidade. Há mais de 90 templos, construídos com blocos de pedras gigantes. As paredes dos templos são todas decoradas, foram talhadas à mão. Apesar da decadência, dos furtos e da má conservação desses templos, pode-se ver o minucioso trabalho que foi feito há tanto tempo. É admirável!
Laper King e suas paredes ornamentadas

Agkor Thom – Bayon: 39 torres que representam os dias do calendário lunar.  Cada torre possui quatro faces esculpidas.

Ta Pronhm – Onde foi filmado Tomb Raider.

   Depois de conhecer alguns dos 91 templos, vale a pena degustar a culinária local, conhecida como cozinha Khmer. A base da comida é o arroz e os frutos do mar, além de carne de porco e frango. Tudo muito bem temperado à base de leite de côco, capim-limão, manjericão e folhas de lima. Atenção: a comida é muito apimentada! Para quem gosta, o prato pode ser acompanhado por uma boa cerveja cambojana. Nada de muito exótico foi provado durante a viagem, tipo grilo ou aranha. Mas para os mais aventureiros, essas iguarias estão disponíveis no mercado local.

Cozinha Khmer – Peixe temperado com especiarias.

    A noite cambojana é agitada! Há opções como barzinhos (com chopp de 50 centavos de dóllar), casas noturnas com DJ’s, casas de massagem, mercano noturno, mercado de artesanato e restaurantes. Para se locomover na cidade, usar o transporte local: o tuk-tuk, uma aventura a parte. Preparem suas malas e boa viagem!


Camila e Leonardo andando de Tuk-tuk: o transporte local.


Para um fim de noite: massagem nos pés com o Dr. Fish!

   E aí, gostaram de conhecer um pouco do Camboja? Se você tem alguma viagem, algum destino diferente, divertido ou interessante, que queira compartilhar conosco, deixe-nos um comentário ou entre em contato, vamos adoraaar viajar com vocês!

Um comentário: