quinta-feira, 14 de abril de 2011

VAMOS VIAJAR?

    O VAMOS VIAJAR começa falando de um destino não muito conhecido, porém que vale muuuito a pena ser citado aqui.


    Situada na região da Ligúria na Itália, Cinque Terre ( que significa As Cinco Terras) tem esse nome por ser compreendido pelos pequenos vilarejos de Monterosso, Vernazza, Corniglia, Riomaggiore e Manarola.
    Esse parque nacional, que foi declarado Patrimônio Nacional da UNESCO, tem como grande característica (e agravante de seu charme peculiar) a falta de modernismo, tendo como principal acesso o trem, já que pra chegar de carro é bastante difícil e para estacioná-lo lá, pior ainda.
    Entre um vilarejo e outro, existem caminhos e trilhas que são um atrativo turístico e um convite irrecusável à contemplação de tamanha obra da natureza, porém, muitas vezes nossos pezinhos queridos não estão tão dispostos a se aventurar. Então, eu sugiro você a ir de trem até a ultima cidadezinha( na minha opinião, essa ordem de começar pela última cidade, faz com que você aproveite melhor o percurso já que essas 3 últimas são mais próximas entre si), Manarola, e percorrer o caminho mais famoso (e também mais fácil de andar), a Via dell´AMORE que liga esta até a próxima cidade, Riomaggiore. A trilha foi esculpida em rocha, e hoje é um lindo, agradável e romântico passeio, sendo acompanhado por um mar azul turquesa de tirar o fôlego!
Ao longo do percurso é possível ver vários cadeados, nomes, corações e frases de amor, deixados lá por amantes com a intenção de eternizar o seu amor, com a natureza como testemunha.
     Tendo percorrido toda a Via Dell´amore, você pode pegar o trem e descer nas estações de cada uma das próximas cidade. Vale muito à pena descer em todas elas e dar uma volta, analisando tudo ao seu redor.



Via dell´Amore e seu percurso /  Alguns dos (muitos) cadeados

ARQUITETURA:
    As 5 cidades tem características arquitetônicas bem parecidas, se não forem totalmente iguais!
   São construções antigas amontoadas uma em cima da outra , de no máximo 4 pavimentos,  muitos prédios contendo sacadas, mas todas com fachadas e esquadrias coloridas com cores fortes, que dão o tom caloroso dos vilarejos!
   Laranja, vermelho, verde, azul... Esse contraste das cores com a natureza de fundo é que deixa tudo mais encantador! Faz a gente viajar apenas ao observar cada cantinho desse.


Casinhas coloridas dão o tom caloroso ao lugar

GASTRONOMIA:

    A região da Ligúria (onde fica localizado o Cinque Terre) é conhecida pelo seu famoso PESTO feito com o manjericão local. Nas lojinhas dos vilarejos, é possível encontrar o molho já pronto pra vender em potinhos, pra que você possa comprar e preparar a sua massa usando o autêntico molho pesto italiano.
  Os vinhos produzidos em Cinque terre também são bem famosos, assim como o LIMONCELO, um licor aromatizado com típico limão italiano.

DICAS:
   - Se hospedar em Cinque Terre é muito caro, para pouco conforto e opções, então eu sugiro que você se hospede numa cidade muuito bonitinha chamada Santa Margherita Ligure. A pequena cidade é um atrativo por si só. Além de muito aconchegante, ela é próxima o suficiente de Cinque terre para ir de trem e parar em qualquer uma das 5 vilas, e também próxima de outro reduto que vale a pena conhecer: Portofino, um lugar incrível, belíssimo, refinado (com lojas incríveis) utilizado antigamente para as grandes estrelas e celebridades fugirem dos paparazzi!
  - Ahh, outra dica: além do Pesto, não deixem de provar as pastas com Porccini (fungo raro existente na região) que são encontrados nas tradicionais cantinas italianas em Sta. Margherita Ligure. São de dar água na boca... hummmmm!

A simpática Santa Marguerita Ligure

Chamada por muitos como a "Mônaco italiana", Portofino é muito charmosa e refinada
  
 E aí, gostaram de viajar um pouco por Cinque Terre? Qual o seu destino preferido? Deixe comentários, vamos adorar saber!


Um comentário: