Não poderíamos começar nosso blog falando sobre outro assunto, que não fosse CORES! Elas fazem parte do nosso cotidiano, enfeitam nossos olhos e alegram nossos dias de uma forma, que até como terapia ela é usada, a chamada CROMOTERAPIA (Mas isso é um oooutro assunto, que discutiremos depois, ok?)
Todos os dias, nos deparamos com momentos em que a escolha de alguma cor seja necessária, como por exemplo, uma nova cor de cabelo, cor do esmalte que vamos usar essa semana, cor da roupa que vamos vestir hoje a noite... E em muitos outros aspectos da vida.
Mas, e quando se trata da nossa casa? Muitas dúvidas surgem na hora de escolher a cor que vai dar o tom do nosso novo “home sweet home” ou ate mesmo naquela hora de mudar e dar uma nova cara à nossa aconchegante casinha.
Hoje em dia, existe uma enorme variedade de cores e de tipos de tinta no mercado. De secagem rápida, com brilho, foscas, com textura, para ambientes externos, ambientes internos... ufa! Tem pra todos os gostos e necessidades.
Assim como na moda, também existe uma tendência de cores para decoração, que pode (ou não) mudar de uma temporada para outra. Mas isso não quer dizer que você precise mudar a cor da sua casa inteira a cada estação, do mesmo jeito que fazemos com algumas peças de roupa, né? Você deve seguir o seu estilo, usar tons que você goste normalmente, e sincronizar com as cores dos objetos e móveis que você dispõe no seu acervo. Por exemplo, se não gosta de cores muito vivas, prefere cores claras, você pode muito bem abusar dos tons neutros nas paredes e ousar um pouco mais na cor de um objeto de decoração, ou num móvel. Apenas cuidado para não abusar das cores fortes tanto nas paredes quanto nos objetos. A grande sacada é BALANCEAR. Para fazer isso tudo basta fazer uso do seu próprio bom senso, mas nunca é demais contar com a ajuda de um bom profissional pra não ter perigo de errar na dose, não acham?
Aqui vão algumas dicas básicas que o blog sugere para lhe ajudar na hora de escolher a tinta certa para o seu ambiente:
· Antes de começar a pintura da sua parede, não se esqueça de cobrir todos os móveis e objetos para que não corra o risco de cair tinta sobre eles;
· Você mesma vai arriscar e se aventurar na pintura da sua casa? Ótimo! Então siga essa sequência para não errar:
1- TETO
2- PAREDES (Sempre do alto para baixo, assim evita pingos na pintura recém feita)
3- MOLDURAS (Portas e janelas)
4- RODAPÉS
5- PISO (Caso seja necessário)
· Quando for comprar a tinta escolhida, fale com um profissional para fazer o cálculo da quantidade necessária, assim você evita desperdícios;
· A tinta é a proteção da casa contra a chuva promovendo a impermeabilização das paredes, por isso, na alvenaria externa, use sempre tinta acrílica e de preferência emborrachada;
· Tintas com brilho destacam algumas imperfeições da superfície da alvenaria, porém, quanto mais brilho tem a tinta, mais durabilidade e lavabilidade ela tem.
E vocês? Qual tonalidade que vocês mais gostam de usar em casa? Alguma sugestão? Conta aqui pra gente!
Oláá! Otimo blog sobre arquitetura, continuem postando e dando sempre dicas! Sou formada em Direito e apaixonada por essa arte, decoraçao, etc.. Vcs poderiam dar mais dicas sobre quarto feminino, oq esta na moda, como arrumar, papel de parede, etc... Queria desde ja fazer uma consultoria( hehehhehe) onde vende papel de parede aqui em Natal??? Olha la ein, precinho camarada tb... hehehehhe Enfim, adoreeeeeeeeeei e vou sempre passar por aqui! Bjosss e Parabens meninas!
ResponderExcluir